TAREFAS



Com esta atividade pretende-se que fiques a conhecer o Holocausto de que foi vítima o povo judeu, durante o nazismo e todo o processo que a ele conduziu, analisando, também, os seus protagonistas – perpetradores, vítimas, os que ajudaram a salvar muitas vítimas e aqueles que a tudo assistiram de forma indiferente. Irás ainda conhecer os métodos utilizados e as consequências do Holocausto.


O teu trabalho será organizado da seguinte forma:
  • O trabalho será realizado em pares;
  • Cada grupo desenvolve um conjunto de tarefas que aborda um tópico do tema geral;
  • O trabalho de recolha da informação é registado num “caderno diário” digital, utilizando a ferramenta Padlet - https://padlet.com;
  • Cada grupo elabora um conjunto de 4 a 6 posters, apresentando e organizando a informação recolhida;
  • Cada grupo fará uma apresentação do seu trabalho aos colegas da turma;
  • No final do trabalho será realizada uma exposição com os posters que serão compilados num ebook criado com a ferramenta issuu -  https://issuu.com/


Para realizar o trabalho terás que obter informação sobre os seguintes tópicos:

Grupo 1. Explicar a ascensão do nazismo na Alemanha e os antecedentes do Antissemitismo;
Grupo 2. Caracterizar as comunidades de judeus na Europa e na Alemanha nas primeiras décadas do século;
Grupo 3. Analisar o início da perseguições e a escalada de violência antijudaica (1933-1939);
Grupo 4. Relacionar o início da II Guerra Mundial com o agravamento da violência antijudaica;
Grupo 5. Descrever a perseguição aos judeus na Guerra – os guetos, as restrições, os campos de concentração;
Grupo 6. Explicar o significado e as consequências da solução final;
Grupo 7. Descrever as características e o funcionamento dos campos de morte;
Grupo 8. Analisar os processos de combate e resistência no Holocausto;
Grupo 9. Narrar histórias de sobrevivência e salvamento;
Grupo 10. Analisar o fim da guerra e o pós guerra;
Grupo 11. Descrever o destino dos sobreviventes;
Grupo 12. Analisar a relação de Portugal com o Holocausto.

Sem comentários:

Enviar um comentário